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Sua marca é “cringe”?



Você já deve ter visto algum meme, vídeo ou post falando sobre o assunto. Ainda não viu? Então dá uma olhada nos nossos últimos posts onde explicamos o que é “cringe”.

Nesse post vamos focar em comportamento e hábitos de consumo. Sim! É extremamente importante você gestor de marketing parar para analisar essa discussão e entender o comportamento das diferentes gerações que sua marca se relaciona.

Entender os hábitos de consumo e o comportamento do seu consumidor é parte fundamental de um projeto de construção de marca relevante e sólido.

Se a sua comunicação fala com os Gen Z, também conhecidos como Geração Z ou Centennials, pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 1990, você tem a obrigação de conhecer e analisar as principais características e os desafios que essa “galera” (Isso foi muito “Cringe”! 😉) enfrenta diariamente e suas relações de consumo.

No mercado de trabalho os Gen Z buscam por empresas flexíveis e que tenham um propósito claro. Sim! Eles estão preocupados em se dedicam pelas marcas que realmente fazem o que prometem e que se posicionam em discussões atuais.

Nativos digitais, os Gen Z são multitelas, estão conectados em diferentes plataformas e ligados em tudo que acontece. Se você cuida de uma marca do segmento de educação, está na hora de repensar o seus modelos e investir tempo e recursos em modelos digitais de ensino. Além disso, entender o comportamento e criar estratégias digitais capazes de capturar a atenção, entregando conteúdos cada vez melhores e adaptados as multitelas.

Você já percebeu o quanto é difícil falar com essa audiência no Facebook? Não se deu conta? O Facebook para eles já é coisa do passado, é cringe! Esses jovens são super conectados e buscam por plataformas onde eles consigam se expressar de maneira breve, criando conteúdos curtos e que possibilitam uma interação maior com a sua própria audiência. Sim! Eles estão conectados, criando conteúdos e suas próprias audiências. Por isso, preferem plataformas ou redes sociais como o Twitter, Instagram e mais recentemente o TikTok.

São extremamente engajados com causas sociais, incluindo questões de gênero, representatividade, sustentabilidade, clima, sociedade, igualdade e trabalho. Segundo dados do estudo “Truth About Generation Z”, realizado pela McCann e que ouviu 2.500 jovens em 26 países, 66% dos jovens entre 18 e 24 anos afirma que a sua geração tem a capacidade de resolver problemas globais.

Esse mesmo estudo aponta que 69% dos jovens no mundo afirmam estar dispostos a pagar mais por um produto de uma marca quando ela tem valores alinhados aos seus, e no Brasil essa porcentagem cresce para 71%. Além disso, 81% dos jovens da Geração Z acredita que tem a responsabilidade de ajudar positivamente à comunidade em que vivem. E isso definitivamente não é mais novidade! Em qualquer veículo de comunicação ou plataformas digitais você já vê notícias ou conteúdos onde esses jovens desenvolveram algum tipo de solução para melhorar a sua comunidade ou gerar discussões sociais relevantes.

Você já escutou falar de “cancelamento”? Esse é um assunto que atualmente ganhou grande projeção e a Geração Z está bem dividida. Segundo dados do estudo da McCann, 51% dos jovens entrevistados acreditam que “a cultura do cancelamento já foi longe demais” e 49% desses jovens se posicionaram dizendo que “mais pessoas precisam ser responsabilizadas”.

Essa preocupação se estende as marcas e por isso os Centennials querem se relacionar cada vez mais apenas com marcas que tenham um propósito, um discurso muito claro e principalmente, querem que as marcas também se posicionem e ficar em silêncio não é a melhor opção.

Até no entretenimento estão ocorrendo mudanças, a música por exemplo tem o papel de entreter e agora de levar informação, conscientizar e gerar experiências. O sentimento gerado por uma canção pode influenciar no consumo ou até mesmo estar associada a uma marca. Atualmente diversas marcas já utilizam a música para se aproximar desse público, engajar e criar um relacionamento mais profundo. Segundo pesquisa da “All About Music”, feita pela Vagalume, aponta que 83% dos brasileiros ouvem músicas em smarphones.

Resumindo, essa geração já é mais cautelosa e realista, e também mais cética em relação às grandes marcas e sobre tudo que elas vêm fazendo e dizendo. Você gestor de marketing precisa ficar atento! Independente do público ou geração que a sua marca conversa, saiba que o comportamento do consumidor está mudando e os hábitos de consumo também.

E aí, sua marca é cringe?

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